Around Africa 2019

19 de outubro a 9 de novembro, 2019

Com Daniel Larh, Lourival Sant’Anna e Adriano Gambarini

A Latitudes convida você a mergulhar em uma jornada de conhecimento pela África, um dos mais espetaculares berços históricos e culturais do planeta, terra ancestral onde as comunidades desenvolvem, desde os tempos mais remotos, formas muito particulares e bem sucedidas de conviver com os recursos naturais e de preservar, à medida do possível, seus valiosos costumes e tradições.

Evolução da Vida em um Continente Multicultural

Para aqueles que buscam compreender a origem e o futuro da humanidade, aprofundar o conhecimento a respeito desse continente é uma tarefa primordial. Se ao olhar para o passado e remontar às nossas origens nos deparamos ora com o seu protagonismo, ora com seu papel coadjuvante, as estatísticas mais recentes da ONU mostram que é para lá que as atenções deverão se voltar ao vislumbrarmos o futuro. Estima-se que a maior parte do crescimento populacional nos próximos anos estará  concentrada lá, sobretudo da população jovem, cuja parcela de 1/3 do total mundial viverá na África no ano de 2050. Ademais, ainda que duras mazelas sociais tornem o caminho mais penoso, muitos países estão em franco crescimento econômico e fomentam investimentos em infraestrutura, educação, saúde, pesquisa e tecnologia.

A nossa expedição irá percorrer oito países que refletem esse cenário promissor e que também preservam genuinamente suas identidades primárias. Além do farto arcabouço histórico, neles a natureza se apresenta nas formas mais extraordinárias. Passaremos pelas monumentais dunas de Sossusvlei na Namíbia e veremos de perto a magnitude das maiores cataratas do mundo em Victoria Falls. Faremos safáris no santuário criado no Okavango Delta em Botswana, onde poderemos ver os big five (leões, elefantes, rinocerontes, búfalos e leopardos) e sentiremos a emoção de ficar a poucos metros de distância dos gorilas da montanha em Ruanda, uma atividade altamente restrita e respeitosa, que existe justamente para manter o controle da aproximação humana. Conheceremos os impressionantes tesouros arqueológicos da Etiópia e a beleza do horizonte infinito das savanas do Quênia. Por fim, relaxaremos no deslumbrante azul do mar de Seychelles, destino final dessa emocionante jornada.

A viagem

1. Johannesburg (South Africa) – 2. Sossusvlei (Namibia) – 3. Victoria Falls (Zambia) – 4. Okavango Delta (Botswana) – 5. Volcanoes National Park  (Rwanda) – 6. Lalibela (Ethiopia) – 7. Maasai Mara (Kenya) – 8. Felicité Island (Seychelles)

Destinos

1. JOHANNESBURG | SOUTH AFRICA

19 a 21 de outubro

Johannesburg

Capital de negócios da África do Sul e mais importante centro financeiro da África, Johannesburgo tem um ar cosmopolita e atrai negócios do mundo todo. Essa cidade surpreendente será o ponto de partida para uma emocionante jornada que percorrerá daqui por mais 7 países.

2. NAMÍBIA

21 a 23 de outubro

Sossusvlei

Uma das paisagens mais espetaculares da Terra, as monumentais dunas de Sossusvlei são as mais altas do mundo. Formas esculturais e efeitos alucinantes de cor ao refletirem a luz solar costumam magnetizar os olhos dos viajantes. Essa imensa região desértica que um dia já foi fundo oceânico é o principal destino da Namíbia.

3. VICTORIA FALLS | ZAMBIA

23 a 25 de outubro

Victoria Falls

Uma das sete maravilhas naturais do mundo, as Victoria Falls ou Cataratas Vitória – assim batizadas em homenagem à Rainha Vitória – formam a maior cortina de queda d’água do mundo. Localmente ela é conhecida como “Mosi-oa-Tunya”, ou “fumaça que troveja”, em função do estrondo imenso das águas. Mas este local reserva muito mais do que a bela paisagem das cataratas: Safari pelo rio Zambeze, passeios de helicóptero e nadar na Devil’s Pool são algumas das atrações deste incrível lugar.

 

4. OKAVANGO DELTA | BOTSWANA

25 a 28 outubro

Okavango Delta

É aqui que estão os safáris mais concorridos da África, cujos cenários são dignos de cinema, caracterizados pelas planícies alagadas do rio Okavango. A natureza fala alto em um país que tem 40% de seu território composto por áreas de proteção ambiental, além da presença imponente do deserto de Kalahari.

 

5. VOLCANOES NATIONAL PARK | RWANDA

28 a 31 de outubro

Volcanoes National Park

As florestas densas em vida selvagem são o lar dos gorilas da montanha. A possibilidade de ficar a poucos metros de algum dos menos de 1.000 gorilas que ainda existem tornou o país uma meca para pesquisadores, estudiosos e turistas mais aventureiros em busca de raros refúgios. A vulnerabilidade desses animais à presença humana foi um dos motivos para a criação de um programa restritivo e regulamentado de visitação, além de representar uma importante fonte de arrecadação para pesquisas e manutenção da área.

6. LALIBELA | ETHIOPIA

31 de outubro a 2 de novembro

Lalibela

Um dos países mais antigos do mundo, lá foi encontrado o crânio da Lucy, comprovando uma ocupação humana que remonta a mais de 3 milhões de anos. Um dos únicos dois países africanos que resistiram às investidas europeias e não foi colonizado. Ficaremos baseados em Addis Ababa, capital e maior cidade da Etiópia. De lá faremos um passeio a Lalibela, cidade das enigmáticas igrejas monolíticas esculpidas na rocha. Se ainda é necessário dar mais razões para conhecer esse destino, ele também divide com a África do Sul o posto de maior número de Patrimônios da UNESCO da África.

 

7. MAASAI MARA | KENYA

2 a 5 de novembro

Maasai Mara

É na beleza das savanas que parecem não ter fim, onde manadas de animais cruzam os campos em busca de refúgio e sobrevivência, que vivem as tribos seminômades dos Masai (ou Massai), zelosos pelas suas fortes e bem preservadas tradições. Além dos big five, aves raras como os pelicanos, cegonhas e flamingos cor de rosa podem ser vistos à beira de lagos, compondo paisagens magníficas.

8. FELICITÉ ISLAND | SEYCHELLES

5 a 8 de novembro

Felicité Island

Considerada uma das ilhas satélites de La Digue, a ilha é rodeada por Grande Soeur, Petite Soeur, Coco e Marianne e oferece a melhor experiêcia de ilha em ilha de Seychelles. Esse refúgio de praias cristalinas que está sob perpétuo verão irá fechar o nosso percurso com chave de ouro. Um oásis natural e ecológico onde a ordem é se conectar respeitosamente com a natureza.

O Avião

Um avião privativo de menor porte, com 32 poltronas em classe executiva, é o ideal para viajar pela África com o máximo conforto. Além de todas as facilidades que você já conhece sobre voar dessa maneira tão exclusiva, ele permite que façamos pousos sem escala em aeroportos menores e hangares privativos, evitando parte da burocracia e economizando nosso precioso tempo. O resultado é uma operação rápida e eficiente, que permite nos deslocarmos de um lugar ao outro da melhor forma possível para este continente.

A bordo, o serviço altamente personalizado, gastronomia requintada, o cuidado excepcional com as suas bagagens, tecnologia e itens selecionados para o seu conforto estarão presentes a todo o momento.

Em terra, ficaremos hospedados em lodges luxuosos e ultraconfortáveis. E, como não poderiam faltar, o nosso médico e as palestras com nossos especialistas irão acrescentar ainda mais segurança e conhecimento à viagem.

 

Especialistas

Daniel Larh

Pesquisador na área de Biologia Evolutiva de Microorganismos. Bacharel e Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo, é PhD em Biologia Evolutiva pela Universidade de Massachussetts. Atua como Professor Doutor na Universidade de São Paulo desde 2013.  Especialista em reconstruir a história de relações entre grandes grupos de organismos, estuda como a vida se diversificou ao longo dos últimos 3,5 bilhões de anos.  Utiliza como sistema de estudo a enorme variedade de microorganismos existentes no planeta. Como ferramentas de estudo, utiliza a biologia molecular, a morfologia, a paleontologia, a bioinformática e a sistemática filogenética.  Possui mais de 40 artigos científicos publicados em revistas científicas internacionais, é Membro do Comitê Executivo da International Society of Protistologists e da International Society for Testate Amoebae Research, além de ser Editor Acadêmico da revista científica internacional PeerJ.  Em 2016 foi eleito Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências pelos seus trabalhos sobre datação de eventos chave na evolução a vida, e sobre a evolução da reprodução sexuada em microrganismos ameboides.

Lourival Sant'Anna

Jornalista internacional desde 1990, fez reportagens em 63 países. No continente africano, cobriu a Primavera Árabe (Tunísia, Egito e Líbia), a guerra do Mali e a separação do Sudão, e fez reportagens no Marrocos, Nigéria, Angola, Moçambique, África do Sul, Lesoto, Suazilândia, Namíbia e São Tomé e Príncipe. É especialista em coberturas de risco, como guerras, terrorismo, desastres naturais e epidemias. Colunista do Estadão e comentarista da rádio CBN, é mestre em jornalismo pela USP. Publicou "Viagem ao Mundo dos Taleban" (Geração Editorial, 2002) e "O Destino do Jornal" (Editora Record, 2008). Em breve, sairá o seu terceiro livro, "Minha Guerra contra o Medo". Seu trabalho está reunido no site www.lourivalsantanna.com.

Adriano Gambarini

Fotógrafo profissional, escritor e editor. Geólogo especializado em Espeleologia e História Natural da Terra, desde o início da sua carreira engajou-se em documentações para projetos conservacionistas, antropológicos e etnográficos. Autor fotográfico de 16 livros, assina, entre outros, os textos de Cavernas no Brasil (finalista do Prêmio Jabuti 2012) e A Origem do Homem e seus Deuses, em autoria com Leandro Karnal. Suas mais recentes obras Panthera Onca e A Onça na Cultura Pantaneira foram resultados de 15 anos fotografando onças pintadas pelo Brasil. Fez documentários para a Discovery Channel no Brasil, França e Rússia, e é Fotógrafo da National Geographic Brasil desde 2000. Atuou como especialista e fotógrafo nas duas viagens “Around the World”, organizadas pela Latitudes (2016 e 2018). Três vezes palestrantes do TEDx, trabalha como editor de arte e fotografia em livros e exposições fotográficas, ministra workshops, palestras e encontros fotográficos em viagens pelo Brasil e exterior. Atualmente é também produtor, diretor de fotografia e roteirista de documentários, entre eles: “Amazônia Pré-colonial”, (Instituto Mamirauá), “Snail Kite – New discoveries from South America” e “Bare-throated Bellbird” (Instituto Smithsonian, de Washington).

Hotéis

SAXON HOTEL | JOHANNESBURG

Situado em dez hectares de belos jardins, o Saxon Hotel, Villas & Spa é um paraíso de tranquilidade e uma fuga da agitação da vida da cidade. O design interior do hotel é uma fusão elegante de contemporaneidade com o tradicional africano. Este hotel foi o lar de Nelson Mandela quando escreveu sua biografia, "The Long Walk to Freedom".

WILDERNESS LITTLE KULALA DESERT LODGE | NAMIBIA

Inspirando-se no ambiente natural do deserto da Namibia, o Little Kulala Desert Lodge faz uso de belas texturas, cores neutras e luz natural, estabelecendo uma atmosfera de serenidade. Com apenas onze suítes que se misturam perfeitamente com a paisagem, oferece proximidade e acesso rápido às famosas dunas de Sossusvlei.

&BEYOND SOSSUSVLEI DESERT LODGE | NAMIBIA

Nesta magnífica localização no deserto da Namíbia, as suítes espaçosas do &Beyond Sossusvlei Desert Lodge recebem os viajantes em pura indulgência. As suítes oferecem um chuveiro ao ar livre e uma clarabóia exclusiva sobre a cama para observar as estrelas à noite. O hotel oferece apenas dez villas construídas em pedra e vidro, onde os hóspedes podem desfrutar da tranquilidade desta paisagem de dunas e afloramentos rochosos em privacidade.

ROYAL LIVINGSTONE HOTEL | ZAMBIA

Este maravilhoso hotel, nomeado em homenagem a um lendário explorador do continente africano, situa-se no interior do Parque Nacional Mosi-Oa-Tunya na Zambia. Escondido pelas sombras das árvores de Acácia e de frente ao imponente rio Zambeze, reserva suítes elegantes inspiradas na grandeza da era colonial e acrescidas de elementos tribais que conferem uma atmosfera bastante acolhedora.

SANDIBE OKAVANGO SAFARI LODGE | BOTSWANA

Erguendo-se a partir de um leito de juncos, o Sandibe Okavango Safari Lodge contempla as exóticas e exuberantes várzeas do Okavango Delta, mais precisamente na Moremi Natural Reserve. Uma propriedade magnífica, composta de 12 suítes privativas com piscinas, lareiras e chuveiros ao ar livre. A piscina e o deck oferecem oportunidades de relaxamento, embora a verdadeira atração esteja, sem dúvida, na abundante variedade de vida selvagem do delta.

JAO LUXURY LODGE CAMP | BOTSWANA

No coração do Okavango Delta, o luxuoso Jao Luxury Lodge Camp com apenas 9 suítes está passando por um completo retrofit e será reinaugurado em maio de 2019. As suítes são projetadas em um estilo de plano aberto para se misturar com o ambiente e espelha perfeitamente a beleza deste santuário intocado e inigualável no mundo. O camp ainda contempla área de fogueira, sala de estar para os hóspedes, piscina, fitness club e Spa.

ONE & ONLY GORILLA`S NEST | RWANDA

Localizado no sopé do Virunga Volcano, em Rwanda, o One&Only Gorilla’s Nest será inaugurado em Maio de 2019 e tem a pretensão de ser o melhor hotel do país. Os elementos naturais como pedra e madeira são mesclados com objetos modernos e preocupação em ressaltar as vistas espetaculares da floresta e do vulcão. Conta com um spa magnífico, fitness e cozinha de excelência, com deliciosos pratos preparados com ingredientes provenientes da horta local.

SHERATON HOTEL | ETHIOPIA

Situado em frente ao Palácio Nacional, o Sheraton Hotel Addis é famoso por sua hospitalidade e ambiente agradável. Os quartos são tranquilos e luxuosos, decorados com elegância africana atemporal, usando móveis de mogno e venezianas que se abrem com vistas das montanhas Entoto. Este foi o primeiro hotel africano a se juntar à The Luxury Collection.

ANGAMA LODGE | KENYA

Um momento no deck de Angama Mara fará com que você entenda o significado de seu nome: "suspenso no meio do ar" em suaíli. Este lodge está situado em um ultra privilegiada localização, nas bordas de uma colina com vista para a imponente Reserva Maasai Mara, local onde foi filmado o conhecido “Out of Africa”. O lodge oferece luxo de nível superior à experiência habitual de safári, oferecendo acomodações sofisticadas, excelente culinária e hospitalidade calorosa.

SIX SENSES ZIL PASYON | SEYCHELLES

Inaugurado e eleito o melhor hotel do mundo de redes hoteleiras (Telegraph) em 2016, este hotel em uma ilha particular em Seychelles no meio do oceano indico é um joia ecológica de extrema beleza. A harmonia dos afloramentos rochosos curvilíneos, palmeiras ondulantes, areias brancas e águas azul-turquesa exaltam um lugar idílico e inesquecível. Apostando no bem-estar e na culinária, sem esquecer nas apaixonantes villas começando em 175m2 com piscina privativa, este é o cenário ideal para fechar nossa viagem Around Africa.