A Origem do Homem e Seus Deuses

21 de fevereiro a 16 de março, 2016

Com Leandro Karnal e Adriano Gambarini

Durante 25 dias, essa incrível jornada aterrissou em 10 destinos deslumbrantes, cenários que expressam a vida em suas múltiplas possibilidades. Nesses locais, conhecemos povos antiquíssimos, culturas, religiões e tradições milenares que nos remeteram à origem do homem e seus deuses ancestrais.

Volta ao mundo através da Cultura, Religião e Ancestralidade

Somos herdeiros de um imenso legado antropológico e cultural, cuja existência ainda se expressa na superfície terrestre desde a fase mais primitiva até as grandes civilizações. Saindo de São Paulo, a viagem seguiu para a Ilha de Pascoa, no Chile, Bora Bora, na Polinésia Francesa, Papua Nova Guiné, Borobudur, na Indonésia, Bagan em Myanmar, Agra na Índia, Petra na Jordânia, Tanzânia e Cape Town na África do Sul.

A VIAGEM

São Paulo (Brasil) – Ilha de Páscoa (Chile) – Bora Bora (Polinésia Francesa) – The Highlands ou Sepik River (Papua Nova Guiné) – Borobudur (Indonésia) – Bagan e Yangon (Myanmar) – Agra (Índia) – Petra (Jordânia) – Serengeti (Tanzânia) – Cape Town (África do Sul)

mapa_viagem

DESTINOS

1. SÃO PAULO | BRASIL

 21 DE FEVEREIRO DE 2016 – DOMINGO

Uma das maiores cidades do planeta, caracteriza-se pelo intenso contraste de sua população. A multinacionalidade de sua gente alia-se a uma incrível profusão de crenças, culturas e ideologias, dando-lhe um caráter singular.

Hotel Fasano São Paulo

Localizado no coração do bairro dos Jardins, o hotel é considerado o mais charmoso e luxuoso da cidade. O projeto de Isay Weinfeld e Marcio Kogan recriou o estilo arquitetônico dos anos 30 em uma releitura arrojada, na qual o design contemporâneo se une à riqueza de detalhes clássicos, com móveis de época e tijolos ingleses na fachada.

2. ILHA DE PÁSCOA | CHILE

22, 23 E 24 DE FEVEREIRO DE 2016 – SEGUNDA, TERÇA E QUARTA

Um dos lugares mais isolados da Terra, a Ilha de Páscoa é um destino cercado de mistério e beleza. As inúmeras estátuas Moais, esculpidas em rochas vulcânicas, e os vestígios das ruínas de seus antigos habitantes fazem da ilha um museu a céu aberto.

Hotel Hangaroa Eco Village & Spa

Inspirado na união das origens dos seres humanos e suas essências, tem como base a arquitetura Rapa Nui. O hotel é um convite para renovar a alma com luxo e se conectar com a natureza presente na ilha.

 

3. BORA BORA | POLINÉSIA FRANCESA

24, 25, 26 E 27 DE FEVEREIRO DE 2016 – QUARTA, QUINTA, SEXTA E SÁBADO

Este paraíso na terra faz parte do grande Arquipélago da Polinésia Francesa. Cultura nativa, incrível barreira de corais, águas de tonalidade azul turquesa, é lugar ideal para a prática de snorkeling, mergulho, jet ski ou simplesmente para relaxar.

Four Seasons Resort Bora Bora

Four Seasons Resort Bora Bora

Tido como o melhor hotel de toda a Polinésia Francesa, é envolvido por paisagens deslumbrantes e cercado por águas transparentes. O resort possui bangalôs suspensos na água, diversas opções de restaurantes e um spa com atividades e tratamentos exclusivos. 

4. THE HIGHLANDS OU SEPIK RIVER | PAPUA NOVA GUINÉ

28 E 29 DE FEVEREIRO, 1 E 2 DE MARÇO DE 2016 – DOMINGO, SEGUNDA, TERÇA E QUARTA

A extraordinária Papua Nova Guiné é o lar de diversas comunidades isoladas que vivem de forma autossustentável, mantendo o modelo desenvolvido pelos seus antepassados. Um dos primeiros locais da Terra a ser povoado, quase ao mesmo tempo das migrações para a Austrália, preserva ainda um modo de vida igual aos antigos ancestrais.

Airways Hotel (Port Moresby)

Airways Lodge

Localizado bem próximo ao aeroporto, será utilizado para acomodação durante uma noite em função da praticidade para os voos e pela qualidade oferecida.

Rondon Ridge Lodge (Western Istand)

Situado a 2164 metros de altitude, este luxury lodge está localizado em meio às verdes matas da Montanha Kum e tem as mais belas vistas do Vale de Waghi como cenário.

Ambua Lodge (Southern Highlands)

Ganhador de diversos prêmios, este luxury lodge está localizado no Monte Doma e tem uma fascinante vista para o Vale de Tari.

 Karawari Lodge (Rio Sepik)

Karawari Lodge

Construído a 300 metros de altura do Rio Sepik, o lodge está rodeado por uma floresta exuberante, e tem o belo cenário das curvas do rio como um dos grandes atrativos.

 

5. BOROBODUR | INDONÉSIA

2, 3 E 4 DE MARÇO DE 2016 – QUARTA, QUINTA E SEXTA

Este templo do século 8 situa-se na parte central da Ilha de Java. É considerado o maior templo Budista do mundo e um dos centros da cultura javanesa tradicional.

Amanjiwo Resort

Amanjiwo Resort

Localizado em meio à natureza na Montanha de Menoreh e às Planícies de Kedu, a arquitetura desse sofisticado hotel foi baseada integralmente em Borobodur e seus templos. Uma das joias da rede Aman, o resort é a garantia de qualidade e sofisticação.

 

6. YANGON E BAGAN | MYANMAR

4, 5 E 6 DE MARÇO DE 2016 – SEXTA, SÁBADO E DOMINGO

Mianmar é um dos países mais misteriosos e desconhecidos do mundo. Seu povo e cultura estão entre os mais charmosos e autênticos do Sudeste Asiático. Visitar a Shwedagon Pagoda em Yangon, bem como o fantástico conjunto de mais de 1.000 templos em Bagan é uma experiência fascinante.

The Aureum Palace Bagan

The Aureum Palace Bagan

Situado no meio da área arqueológica de Bagan, este resort oferece o máximo em relaxamento para os hóspedes que procuram uma experiência única. Em meio a uma vegetação luxuriante, as acomodações oferecem quartos espaçosos e elegantes, com todas as comodidades modernas, banheiros amplos e luxuosamente equipados. Depois do passeio durante o dia, aproveite o spa ou descanse à beira da piscina em um merecido repouso.

 

7. AGRA | ÍNDIA

6, 7 E 8  DE MARÇO DE 2016 – DOMINGO, SEGUNDA E TERÇA

Agra é a cidade que abriga o Taj Mahal, um mausoléu dedicado à princesa Mutaz Mahal e considerado uma das Maravilhas do Mundo Moderno. Outro grande atrativo é o Forte de Agra, Patrimônio Cultural da Humanidade.

Oberoi Amarvillas

Oberoi Amarvillas

Observar um dos mais importantes monumentos do planeta é um dos principais objetivos do Amarvillas, o hotel mais luxuoso de Agra. Internacionalmente reconhecido pela sua localização, o hotel oferece ao hóspede em todos os quartos a melhor vista para o Taj Mahal e serviços que o qualificam como um dos melhores hotéis do mundo. Construído numa mescla arquitetônica entre os estilos mouro e mongol, o hotel faz com que os hóspedes voltem no tempo e vivam nas eras dos imperadores muçulmanos e marajás hindus.

 

 8. PETRA | JORDÂNIA

8, 9 E 10 DE MARÇO DE 2016 – TERÇA, QUARTA E QUINTA

A Cidade Rosa, outra das sete Maravilhas do Mundo Moderno, é o grande tesouro da Jordânia. Templos e monumentos esculpidos na rocha mostram a importância da antiga civilização dos Nabateus.

 Movenpick Resort

Movenpick Resort

Estrategicamente localizado ao lado da entrada principal do sítio arqueológico de Petra, o hotel é considerado o melhor da Jordânia. Apresenta uma bela vista sobre o Vale de Rift. Sua decoração é baseada na perfeita combinação entre rochas naturais, peças artesanais esculpidas em madeiras e texturas do oriente médio.

 

9. SERENGETI | TANZÂNIA

10, 11, 12 E 13 DE MARÇO DE 2016 – QUINTA, SEXTA, SÁBADO E DOMINGO

Muitas vezes referida como “o berço da humanidade”, a Tanzânia é o lar de alguns dos mais antigos assentamentos humanos e palco das grandes migrações de animais desta região da África.

Four Seasons Safari Lodge Serengeti

Four Season Safari Serengeti

Localizado na região central do Serengeti, o lodge é a melhor e mais luxuosa opção de hospedagem no Serengeti. Inspirado nas cores e tradições das tribos locais, possui uma extensa vista das planícies e savanas, de onde diversos animais podem ser avistados.

 

10. CAPE TOWN| ÁFRICA DO SUL

13, 14, 15 E 16 DE MARÇO DE 2016 – DOMINGO, SEGUNDA, TERÇA E QUARTA

Reconhecida pela integração do ambiente natural e urbano, Cape Town é aclamada com uma das 10 cidades mais fascinantes do mundo.

One & Only Hotel

One & Only Hotel

Considerado um dos melhores hotéis do mundo em função da excelência no serviço, o One & Only está localizado em Victoria & Alfred Waterfront, uma dos mais vibrantes regiões de Cape Town. Sua arquitetura traz conceitos étnicos e contemporâneos, tendo sempre a paisagem urbana como um dos grandes componentes.

 

Especialistas

Leandro Karnal

Professor Doutor na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), desde 1996, é graduado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (RS) e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Possui pós doutorados pela UNAM, México, e pelo CNRS de Paris. Sua formação cruza História Cultural, Antropologia e Filosofia. Atua como assessor de conteúdo da Rede Globo para novelas e produções e há 17 anos realiza atividades de consultoria em conteúdo e curadoria para exposições artísticas e históricas. Há anos ministra palestras em diversas empresas e acompanha viagens de conhecimento com grupos privados para o exterior.

Adriano Gambarini

Formado em Geologia pela Universidade de São Paulo e especializado em Espeleologia, é fotógrafo profissional desde 1992. Durante anos, acompanhou expedições a lugares remotos no Brasil e no mundo, documentando estudos de ONGs como World Wild Foundation (WWF), Conservation International (CI) e Instituto Terra Brasilis. Membro do seleto grupo de fotógrafos da National Geographic Brasil, suas imagens já percorreram diversos continentes nas edições internacionais. Já ganhou diversos prêmios de fotografia e reportagem e há mais de 10 anos ministra workshops e palestras, sempre com uma proposta fotográfica focada no olhar.

Médico a bordo: Dr. Fabio Tozzi

Médico cirurgião geral e vascular, é Doutor em cirurgia pela FMUSP. Fábio é velejador desde os 15 anos, e já comandou veleiros por toda a costa brasileira, Caribe, África, Estados Unidos e Europa, além de três travessias oceânicas. Participou como médico tripulante e ajudante de campo em diversos projetos e expedições à Antártica e Geórgia do Sul junto a Amyr Klink, Roberto Pandiani e Duncan Ross, entre outros. Trabalhou na gestão pública, atendimento de catástrofes (Haiti, 2012) e tem larga experiência no atendimento em locais isolados, emergências e remoções. Atualmente desenvolve atividades na Amazônia com atendimento a comunidades ribeirinhas em um barco hospital (Abaré), é diretor do Hospital 9 de abril em Juruti (PA) e é coordenador do curso de Medicina e da Residência Médica da Universidade Estadual do Pará, em Santarém.

Hotéis

Hotel Fasano | São Paulo (Brasil)

Localizado no coração do bairro dos Jardins, o hotel é considerado o mais charmoso e luxuoso da cidade. O projeto de Isay Weinfeld e Marcio Kogan recriou o estilo arquitetônico dos anos 30 em uma releitura arrojada, na qual o design contemporâneo se une à riqueza de detalhes clássicos, com móveis de época e tijolos ingleses na fachada.

Hangaroa Eco Village & Spa | Ilha de Páscoa (Chile)

Inspirado na união das origens dos seres humanos e suas essências, tem como base a arquitetura Rapa Nui. O hotel é um convite para renovar a alma com luxo e se conectar com a natureza presente na ilha.

Four Seasons Resort | Bora Bora (Polinésia Francesa)

Tido como o melhor hotel de toda a Polinésia Francesa, é envolvido por paisagens deslumbrantes e cercado por águas transparentes. O resort possui bangalôs suspensos na água, diversas opções de restaurantes e um spa com atividades e tratamentos exclusivos.

Airways Hotel | Port Moresby (Papua Nova Guiné)

Localizado bem próximo ao aeroporto, será utilizado para acomodação durante uma noite em função da praticidade para os voos e pela qualidade oferecida.

Karawari Lodge | Rio Sepik (Papua Nova Guiné)

Construído a 300 metros de altura do Rio Sepik, o lodge está rodeado por uma flresta exuberante, e tem o belo cenário das curvas do rio como um dos grandes atrativos.

Amanjiwo Resort | Borobudur (Indonésia)

Localizado em meio à natural atmosfera na Montanha de Menoreh e às Planícies de Kedu, a arquitetura desse sofiticado hotel foi baseada integralmente em Borobodur e seus templos. Uma das joias da rede Aman, o resort é a garantia de qualidade e sofisticação.

The Aureum Palace Bagan | Bagan (Mianmar)

Situado no meio da área arqueológica de Bagan, este resort oferece o máximo em relaxamento para os hóspedes que procuram uma experiência única. Em meio a uma vegetação luxuriante, as acomodações oferecem quartos espaçosos e elegantes, com todas as comodidades modernas, banheiros amplos e luxuosamente equipados. Depois do passeio durante o dia, aproveite o spa ou descanse à beira da piscina em um merecido repouso.

Oberoi Amarvillas | Agra (Índia)

Observar um dos mais importantes monumentos do planeta é um dos principais objetivos do Amarvillas, o hotel mais luxuoso de Agra. Internacionalmente reconhecido pela sua localização, o hotel oferece ao hóspede em todos os quartos a melhor vista para o Taj Mahal e serviços que o qualificam como um dos melhores hotéis do mundo. Construído numa mescla arquitetônica entre os estilos mouro e mongol, o hotel faz com que os hóspedes voltem no tempo e vivam nas eras dos imperadores muçulmanos e marajás hindus.

Movenpick Resort | Petra (Jordânia)

A Cidade Rosa, outra das sete Maravilhas do Mundo Moderno, é o grande tesouro da Jordânia. Templos e monumentos esculpidos na rocha mostram a importância da antiga civilização dos Nabateus.

Four Seasons Safari Lodge | Serengeti (Tanzânia)

Localizado na região central do Serengeti, o lodge é a melhor e mais luxuosa opção de hospedagem no Serengeti. Inspirado nas cores e tradições das tribos locais, o lodge possui uma extensa vista das planícies e savanas, de onde diversos animais podem ser avistados.

One & Only Hotel | Cape Town (África do Sul)

Considerado um dos melhores hotéis do mundo em função da excelência no serviço, o One & Only está localizado Victoria & Alfred Waterfront, uma dos mais vibrantes regiões de Cape Town. Sua arquitetura traz conceitos étnicos e contemporâneos, tendo sempre a paisagem urbana como um dos grandes componentes