Grandes Impérios da Humanidade

28 de março a 22 de abril, 2018

Com Plinio Gomes e Lourival Sant’Anna

Um percurso magnífico, que passará por 8 países e destinos espetaculares, símbolos dos grandes impérios e das maiores civilizações que o mundo já conheceu. Serão 25 dias a bordo de um avião privativo remodelado internamente com 50 confortáveis poltronas de classe executiva, na companhia de renomados especialistas que irão compartilhar seu conhecimento ao longo da viagem. Uma jornada de conhecimento do início ao fim.

Volta ao Mundo Através das maiores Civilizações da História

Esta é uma expedição para aqueles que gostariam de expandir seus horizontes a partir da herança deixada pelas grandes civilizações e compreender sua influência na vida contemporânea. Boa parte do patrimônio cultural do mundo deve-se aos grandes impérios que surgiram e desapareceram ao longo dos séculos de nossa história. A herança em forma de monumentos, templos, peças artísticas, manuscritos e mesmo cidades antigas inteiras deixadas por estas sociedades marcaram de forma profunda os caminhos do homem em nosso planeta. O resultado de uma viagem de volta ao mundo através das civilizações é, mais do que tudo, um legado para nossas almas.

A viagem

São Paulo (Brasil) – Mérida (México) – Big Island (Havaí | USA) – Kyoto (Japão) – Lijiang (China) – Jodhpur (Índia) –  Shiraz (Irã) – Taormina (Sicília | Itália) – Marrakech (Marrocos)

 

Destinos

1. SÃO PAULO | BRASIL

28  DE  MARÇO  DE  2018 – QUARTA-FEIRA

Moderna, extrovertida, cultural, gigante, exuberante e frenética. São Paulo é uma das maiores cidades do planeta, construída por inúmeras nacionalidades e culturas, o que a fez intensamente cosmopolita. Para se encantar, basta conviver com sua população, caminhar pelas ruas, curtir uma noite agitada, observar a arquitetura de suas construções e degustar a variada gastronomia que faz parte do cotidiano de seus habitantes. Aqui o grupo irá se reunir para um evento especial preparatório da viagem e pernoitar antes do embarque, que será no dia seguinte.

PALÁCIO TANGARÁ

O hotel mais luxuoso de São Paulo abrirá suas portas no segundo trimestre de 2017. Construído ao lado do famoso Parque Burle Marx, cujos jardins foram projetados pelo mundialmente reconhecido paisagista Roberto Burle Marx, o hotel contará com 141 apartamentos espaçosos, todos com vista para o parque.

2. MÉRIDA | MÉXICO

29, 30, 31 DE MARÇO E 01 DE ABRIL DE 2018 – QUINTA, SEXTA, SÁBADO E DOMINGO

Capital cultural e maior cidade do estado de Yucatán, Mérida ainda conserva seu passado colonial pós-conquista espanhola em antigas casas e igrejas, pequenas vielas e plazas que caracterizam o centro da cidade. Ponto de partida para alguns dos lugares mais interessantes de se explorar no México como o sítio arqueológico de Chichen Itzá, as haciendas, as ruínas de Uxmal e os cenotes, a cidade é ideal para vivenciar a beleza e a vivacidade da cultura mexicana.

MAIAS E ASTECAS

Dentre as civilizações da Mesoamérica que surgiram e desapareceram em um período que compreende quase três mil anos, a grandiosidade e o legado dos Maias e Astecas pintará o pano de fundo dessa visita ao México. Considerado um dos mais avançados povos do período pré-colombiano, os Maias tinham domínio das artes e exímia capacidade intelectual para dominar complexos sistemas matemáticos e astronômicos. Aos Astecas, atribui-se uma evoluída estrutura social que compreendia educação, arquitetura, engenharia e uma particular cosmovisão do mundo.

CHABLÉ RESORT MÉRIDA

Chable Merida

Construído em uma Hacienda do século 19 localizada no meio da floresta Maya, este novíssimo hotel combina a hospitalidade 5 estrelas, luxuosas acomodações com design contemporâneo e Spa completo, que conta inclusive com cenote natural privativo.

 

3. BIG ISLAND| HAVAÍ (EUA)

01, 02, 03 E 04 DE ABRIL DE 2018 – DOMINGO, SEGUNDA, TERÇA E QUARTA

Conhecido pelas praias paradisíacas e ondas que fascinam surfistas de todas as partes do mundo, este arquipélago de beleza inigualável do Oceano Pacífico tem muito a mostrar. Na maior ilha, chamada pelos locais de “Big Island”, encontra-se praticamente toda a variedade das paisagens havaianas: praias, florestas tropicais, plantações de café e a montanha mais alta da região, além do famoso Parque Nacional de Vulcões, lugar do espetacular gigante Kilauea, ainda em atividade.

POLINÉSIOS E AMERICANOS

Tão bonito quanto representativo, o Havaí é um lugar especial para falar sobre a trajetória das rotas das migrações humanas e a passagem significativa dos polinésios, grupos étnicos de origem no Sudeste Asiático, pelas ilhas do Oceano Pacífico. Os cenários também trarão à luz contextos históricos mais atuais que apresentam o protagonismo dos Estados Unidos, a grande potência do século 20 e do inicio do século 21.

FAIRMONT ORCHID HOTEL

Fairmont Orchid

Localizado de frente para o Oceano Pacífico e rodeado por palmeiras, esse hotel paradisíaco na Costa Kohala é cercado de águas claras e possui uma atmosfera serena, perfeita para desfrutar toda a beleza natural do Havaí.

 

4. KYOTO | JAPÃO

05, 06, 07 E 08 DE ABRIL DE 2018 – QUINTA, SEXTA, SÁBADO E DOMINGO

Coração da bela e complexa cultura japonesa, Kyoto é o lugar onde foram erguidos alguns dos mais belos templos de todo o Japão, que não por acaso foram eleitos patrimônios mundiais pela UNESCO. Cidade imperial por excelência, onde os antigos rituais do Japão ancestral ainda estão presentes. Da tradicional cerimônia do chá ao encanto das gueixas, dos arranjos de ikebana aos jardins minuciosamente trabalhados, este é o local onde a tradição convive diretamente com a avançada sociedade japonesa em meio a castelos e templos.

IMPÉRIO JAPONÊS E SHOGUNATO

O Japão Imperial formou-se no século 8 e é o único Império que se mantem até hoje. Imperadores, outrora símbolos máximos de poder, foram relegados a figuras decorativas com o aparecimento do governo dos Shoguns, generais que controlavam os territórios com a força guerreira dos Samurais. Em Kyoto, essa história será o pano de fundo temático para ilustrar os reflexos deixados na forma de pensar do japonês, na construção dos códigos morais e nas expressões da arte e cultura japonesa.

FOUR SEASONS TOKYO

Four Season Tokyo

O mais recente hotel da rede Four Seasons (outubro de 2016) foi inaugurado nesta cidade com todo o refinamento e delicadeza da arquitetura japonesa, somados ao já conhecido requinte Four Seasons.

5. LIJIANG | CHINA

08, 09, 10 E 11 DE ABRIL DE 2018 – DOMINGO, SEGUNDA, TERÇA E QUARTA

Entre montanhas nevadas, vales férteis e rios de águas cristalinas que correm no interior, a antiga cidade de Lijiang paira sobre uma altitude de 2.400m e é considerada um dos lugares mais cênicos de toda a China. Local de encontro de minorias étnicas, a cidade tem mais de 800 anos de história e fez parte de um caminho menos conhecido da Rota da Seda, por onde se comercializavam chá e cavalos. Ao caminhar pelas ruas arborizadas iluminadas pelas típicas lanternas vermelhas, pode-se observar a autêntica arquitetura de tantas culturas sobrepostas ao longo dos séculos.

IMPÉRIO E CIVILIZAÇÃO CHINESA

O Império Chinês é marcado pela sucessão de longas dinastias que atravessaram ciclos de conquista, expansão e declínio, enfrentando ora problemas internos entre nobres feudais, ora inimigos externos, o que resultou na construção da Grande Muralha. Frequentemente comparada a outras civilizações como os Egípcios ou os Mesopotâmios em termos de desenvolvimento da sociedade, controle político, economia e alcance científico, a civilização chinesa atravessou mais de 4 mil anos na História reafirmando-se como grande potência e com a promessa de se tornar o país mundialmente mais relevante do século 21.

AMANDAYAN

Recentemente inaugurado (outubro 2016), este hotel cuja arquitetura dialoga harmoniosamente com a da cidade de Lijiang é uma joia rara produzida pela rede hoteleira asiática Aman, amplamente reconhecida pela dedicação aos detalhes e excelência nos serviços.

 

6. JODHPUR | ÍNDIA

11, 12 E 13 DE ABRIL DE 2018 – QUARTA, QUINTA E SEXTA

O imponente Mehrangarh Fort paira majestoso sobre a cidade azul, como é chamada a bela Jodhpur. De lá do alto, uma vista privilegiada alcança os contornos da cidade e o início do Deserto de Thar, no Rajastão. Lá embaixo, o bazar vibrante instalado nos arredores da torre do relógio oferece um pouco de tudo: roupas, tecidos, artesanato, frutas e especiarias, entre tantas outras opções que ali se encontram. Jodhpur é a cidade do deserto, dos fortes, dos saris, da intensa e colorida vida que só a Índia é capaz de apresentar.

CIVILIZAÇÃO HINDU E IMPÉRIO MUGHAL

A maior característica da civilização indiana é sua relação intrínseca com a religiosidade. O Hinduísmo iniciou-se na região do vale do Indo e, inicialmente, suas crenças foram passadas por tradição oral e mais tarde compiladas em livros sagrados que formaram a base do sistema religioso e do modo de vida de atualmente mais de 1 bilhão de pessoas. O Império Mughal ocupou quase a totalidade do território indiano, Paquistão e partes de outros países fronteiriços, do século 16 ao 19, e deixou marcas significativas em conjuntos arquitetônicos de mesquitas e diversos monumentos, entre eles o famoso Taj Mahal.

UMAID BHAWAN – TAJ HOTELS

Eleito em 2015 pelo site Trip Advisor como o melhor hotel do mundo, o palácio Umaid Bhawan é a residência do Maharaja de Jodhpur, que concede metade de seus quartos para a administração da aclamada rede indiana de hotéis TAJ. Aqui, viver como um marajá não é apenas uma metáfora, mas a mais pura realidade.

7. SHIRAZ | IRÃ

13, 14, 15 E 16 DE ABRIL DE 2018 – SEXTA, SÁBADO, DOMINGO E SEGUNDA

Berço da cultura persa há mais de 2 mil anos, Shiraz situa-se em um vale fértil de clima agradável, conhecido pelos seus vinhedos que deram origem à uva de mesmo nome, e pelo seu povo culto e educado. Destino de peregrinação, lá estão os belos túmulos de dois dos maiores poetas iranianos, Hafez e Sa’di. Próximo à cidade encontra-se o magnífico sítio arqueológico de Persépolis, símbolo da grandiosidade do Império Persa que contrasta com a beleza arquitetônica de mesquitas e palácios construídos quando Shiraz era uma das mais importantes capitais do mundo islâmico (1747-79).

IMPÉRIO PERSA

O império persa teve início no século 6 a.C. após Ciro, o Grande, dominar a região que outrora foi ocupada pelos Assírios e Medas, sucessivamente. Seu reinado expandiu por toda a região a influência de uma característica particular de manutenção das religiões dos povos conquistados, sem que houvesse imposição da sua. Depois de Ciro, outros grandes imperadores como Dario e Xerxes deram continuidade à expansão do império, que atingiu um tamanho até então inexistente no mundo, estendendo-se do Egito e parte da Grécia até o norte da Índia e sul do Cazaquistão.

ZANDIYEH HOTEL

A arquitetura e decoração cuidadosa deste hotel remontam ao original estilo Persa. Localizado próximo aos mais importantes sítios históricos da cidade, é uma escolha perfeita para nossos passeios exploratórios.

 

8. TAORMINA | SICÍLIA (ITÁLIA)

16, 17, 18 E 19 DE ABRIL DE 2018 – SEGUNDA, TERÇA, QUARTA E QUINTA

Encravada nas encostas do monte Tauro, acima de duas baías formadas pelas águas cristalinas do mar Jônico e com privilegiada vista do ativo vulcão Etna, Taormina é parada obrigatória para todos que vão à Sicília, seja por sua beleza, pelo seu glamour, pela culinária ou sua história. Conhecida também por ser fonte de inspiração de artistas e escritores como D.H. Lawrence, Oscar Wild, Klimt e Goethe, entre outros, a cidade é umas das queridinhas do jet set italiano, onde marcas como Dolce & Gabanna costumam fazer seus desfiles de alta costura para poucos convidados.

GRÉCIA ANTIGA

A base do pensamento, das artes, da matemática e da política, entre outros legados culturais que influenciaram a civilização ocidental, foi parte da herança da Grécia Antiga. Os Helenos, como eram chamados, eram organizados em cidades-Estados como Esparta e Atenas, entre outras, que embora vivessem de forma independente e muitas vezes como inimigas entre si, se aliavam nas guerras contra inimigos externos. Em termos territoriais, o império da Magna Grécia atingiu sua maior extensão no século 6 a.C. com Alexandre, o Grande e, em termos de desenvolvimento, alcançou o auge na Atenas do século 5 a.C.

BELMOND GRAND HOTEL TIMEO

Construído em 1853 e reformado recentemente, o Grand Hotel Timeo é a fina flor dos hotéis em Taormina.  Cercado por belos jardins e decorado com mobiliário barroco siciliano original, seu maior atrativo é, sem dúvida, uma das vistas mais lindas do mundo.

 

9. MARRAKECH | MARROCOS

19, 20, 21 E 22 DE ABRIL DE 2018 – QUINTA, SEXTA, SÁBADO E DOMINGO

Conhecida como a cidade vermelha pela cor de suas casas, Marrakech é uma das antigas capitais do império islâmico. Eleito o “melhor destino da África” pelo World Travel Awards (2015), lá estão os maiores e mais atraentes Souqs (mercados) do país. Mística, lá nos perdemos facilmente no tempo e no espaço. Ao caminhar pela praça principal no centro da Medina e de lá partir para as pequenas vielas, somos transportados para algum lugar no tempo onde encantadores de serpentes, bérberes vendendo especiarias, artesãos pintando cerâmicas ou costurando sapados se misturam neste ambiente mágico e magnífico.

IMPÉRIO OTOMANO

Com início no século 8 na região da atual Turquia, o império Otomano sucedeu o império Bizantino como o grande poder do leste mediterrâneo, Palestina e Oriente Médio, ocupando também o norte da África e parte dos países do leste Europeu. Considerado como um dos últimos grandes impérios clássicos, ele resistiu até o início do século 20. Inspirado e sustentado na tradição e nas instituições islâmicas, seu domínio também se caracterizou pela tolerância com as outras religiões e culturas dos povos conquistados.

MANDARIN ORIENTAL MARRAKECH

Inaugurado no final 2015, este glamoroso hotel cuja decoração interna mescla os estilos árabe, bérbere e andaluz oferece aos seus hóspedes espaçosas vilas com piscina particular. É conhecido pelo Spa completo e pela culinária orgânica cultivada no próprio local.

Especialistas

Plínio Gomes

Historiador e Mestre pela USP, tradutor e conferencista. Publicou vários artigos acadêmicos, além do livro Um herege vai ao paraíso (Companhia das Letras, 1997). Viveu em Florença, na Itália, por dez anos e transferiu-se em seguida para Damasco, na Síria, onde se dedicou ao estudo do Islã e da cultura árabe. Atualmente desenvolve projetos ligados à arte islâmica e à história das relações entre o Ocidente e o Oriente, além de ministrar cursos em instituições como o MASP, Museu de Arte Sacra (MAS), MAM, Fundação Ema Klabin, Centro Cultural Universitário Maria Antônia (USP) e Casa do Saber.

Lourival Sant'Anna

Jornalista, diretor-adjunto do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial e comentarista internacional da Rádio CBN, atuou como repórter especial do jornal O Estado de S. Paulo até 2015, para o qual colabora na editoria "Internacional". Fez coberturas em 60 países, incluindo o Iraque (2003, 2010 e 2014), a Síria (2006 e 2012), a Turquia (2006, 2012 e 2015), o Irã (2006, 2009 e 2012), o Líbano (2006, 2011 e 2013), a Primavera Árabe e outros conflitos. É autor de Viagem ao Mundo dos Taleban (Geração Editorial, 2002) e O Destino do Jornal (Editora Record, 2008).

Marcia Arcuri (México)

Historiadora, mestre em Artes pela University of Essex, Inglaterra e doutora em arqueologia pela USP. É professora credenciada do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP e leciona na Casa do Saber. Foi curadora da exposição Por Ti América e assessorou cientificamente as exposições: Tesouros de Sipán – Esplendor da Cultura Mochica e Ouros de ‘Eldorado’: Arte Pré-Hispânica da Colômbia, ambas na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Com vasta trajetória internacional, atualmente trabalha em parceria com pesquisadores e gestores de museus peruanos.

Michiko Okano (Japão)

Nasceu no Japão, reside no Brasil desde os oito anos de idade. Especializou-se em cultura japonesa tanto na área profissional, como assessora cultural sênior da Fundação Japão durante quinze anos, bem como no campo acadêmico, com dissertação de mestrado e tese de doutorado sobre o assunto na PUC- SP. Foi professora de língua japonesa na Aliança Cultural Brasil Japão por dez anos, ministrou aulas na Universidade de São Paulo, na Faculdade Messiânica e na Casa do Saber sobre a cultura nipônica e atualmente é professora adjunta de História da Arte da Ásia na Universidade Federal de São Paulo, professora colaboradora do curso de pós-graduação do Centro de Estudos Japoneses da USP e coordenadora do Grupo de Estudos Arte Ásia.

Dr. Fabio Tozzi (Médico a bordo)

Médico cirurgião geral e vascular, é Doutor em cirurgia pela FMUSP. Fábio é velejador desde os 15 anos, e já comandou veleiros por toda a costa brasileira, Caribe, África, Estados Unidos e Europa, além de três travessias oceânicas. Participou como médico tripulante e ajudante de campo em diversos projetos e expedições à Antártica e Geórgia do Sul junto a Amyr Klink, Roberto Pandiani e Duncan Ross, entre outros. Trabalhou na gestão pública, atendimento de catástrofes (Haiti, 2012) e tem larga experiência no atendimento em locais isolados, emergências e remoções. Atualmente desenvolve atividades na Amazônia com atendimento a comunidades ribeirinhas em um barco hospital (Abaré), é diretor do Hospital 9 de abril em Juruti (PA) e é coordenador do curso de Medicina e da Residência Médica da Universidade Estadual do Pará, em Santarém.

Hotéis

Palácio Tangará | São Paulo (Brasil)

O hotel mais luxuoso de São Paulo abrirá suas portas no segundo trimestre de 2017. Construído ao lado do famoso Parque Burle Marx, cujos jardins foram projetados pelo mundialmente reconhecido paisagista Roberto Burle Marx, o hotel contará com 141 apartamentos espaçosos, todos com vista para o parque.

Cablé Resort | Mérida (México)

Construído em uma Hacienda do século XIX, localizada no meio da floresta Maya, este novíssimo hotel combina a hospitalidade 5 estrelas, luxuosas acomodações com design contemporâneo e Spa completo, que conta inclusive com cenote natural privativo.

Fairmount Orchid Hotel | Big Island (Havaí, EUA)

Localizado de frente para o Oceano Pacífico e rodeado por palmeiras, esse hotel paradisíaco na Costa Kohala é cercado de águas claras e possui uma atmosfera serena, perfeita para desfrutar toda a beleza natural do Havaí.

Four Seasons Kyoto | Japão

Recentemente inaugurado (outubro 2016), este hotel cuja arquitetura dialoga harmoniosamente com a da cidade de Lijiang é uma joia rara produzida pela rede hoteleira asiática Aman, amplamente reconhecida pela dedicação aos detalhes e excelência nos serviços.

AMANDAYAN | China

Recentemente inaugurado (outubro 2016), este hotel cuja arquitetura dialoga harmoniosamente com a da cidade de Lijiang é uma joia rara produzida pela rede hoteleira asiática Aman, amplamente reconhecida pela dedicação aos detalhes e excelência nos serviços.

UMAID BHAWAN – TAJ HOTELS | Índia

Eleito em 2015 pelo site Trip Advisor como o melhor hotel do mundo, o palácio Umaid Bhawan é a residência do Maharaja de Jodhpur, que concede metade de seus quartos para a administração da aclamada rede indiana de hotéis TAJ. Aqui, viver como um marajá não é apenas uma metáfora, mas a mais pura realidade.

ZANDIYEH HOTEL | Irã

A arquitetura e decoração cuidadosa deste hotel remontam ao original estilo Persa. Localizado próximo aos mais importantes sítios históricos da cidade, é uma escolha perfeita para nossos passeios exploratórios.

BELMONT GRAND HOTEL TIMEO | Itália

Construído em 1853 e reformado recentemente, o Grand Hotel Timeo é a fina flor dos hotéis em Taormina. Cercado por belos jardins e decorado com mobiliário barroco siciliano original, seu maior atrativo é, sem dúvida, uma das vistas mais lindas do mundo.

MANDARIN ORIENTAL MARRAKECH | Marrocos

Inaugurado no final 2015, este glamoroso hotel cuja decoração interna mescla os estilos árabe, bérbere e andaluz oferece aos seus hóspedes espaçosas vilas com piscina particular. É conhecido pelo Spa completo e pela culinária orgânica cultivada no próprio local.